Missa III

Continuação dos Ritos da Missa:


2ª Parte) Liturgia da Palavra:
Na Liturgia da Palavra entramos em contato com as riquezas da Palavra da Deus. Por ser inspiração divina, a Palavra de Deus é sempre nova, sempre atual. É a expressão do amor do Pai que orienta, anima, dirige e educa os filhos, em cada dia, em todos os tempos.

O próprio Cristo, por sua Palavra transformadora, está presente em nosso meio. Deus se dirige a seu povo, revelando-lhe o mistério da Redenção e da Salvação e oferecendo a sua Palavra como alimento espiritual. Em cada Missa, o Pai toma um assunto bem determinado para dialogar, de acordo com o tempo litúrgico que a Igreja vive. É o que chamamos de tema central da Liturgia da Palavra, sobre o qual toda esta 2ª Parte da Missa diz respeito.

· Primeira Leitura: referindo-se em geral, ao Antigo Testamento, Deus apresenta um fato ou uma profecia que sirva de base, como exemplo ou motivação, para o tema central da Liturgia da Palavra.

· Salmo Responsorial: é momento de refletirmos e assimilarmos os conselhos através da leitura que acabamos de ouvir, para darmos uma reposta de gratidão a Deus por Sua Palavra a nós dirigida. Geralmente essa resposta de gratidão é manifestada pela declamação de um Salmo.

· Segunda Leitura: utilizando-se em geral de alguma Carta Bíblica do Novo Testamento, o Pai leva o tema central da Liturgia da Palavra, à vida prática de cada dia, mostrando-nos como aplicar os seus ensinamentos em nossa vida, em nosso dia-a-dia.
· Aclamação ao Evangelho: Cristo irá falar! Cristo vai anunciar a Palavra do Pai! Então a comunidade põe-se em pé a aclama o Cristo, cantando com alegria, fazendo como que uma recepção festiva à Sua Pessoa e à Sua Palavra.

· Evangelho: a palavra “evangelho” significa Boa Nova, Boa Notícia, Mensagem muito Importante. Obviamente, é um trecho tirado de um dos quatro Santos Evangelhos. Nele, o próprio Cristo vem se referir ao tema central da Liturgia da Palavra, vem trazer a verdade, a lição, o conselho do dia, vivido, analisado ou ensinado por Ele próprio. O Evangelho é a Palavra viva de Jesus, nosso Salvador.

· Homilia: a palavra “homilia” significa explicação, explanação. É o momento da Missa destinado a explicar as verdades contidas na Palavra de Deus que acabamos de ouvir nas Leituras e no Evangelho, a fim de colocar as mensagens nelas contidas ao alcance de todas as pessoas presentes.

· Profissão de Fé: é a declaração pública, consciente e convicta da própria fé que professamos. O “credo” como é chamada, é um resumo das verdades fundamentais da nossa fé, que nos foram anunciadas pelo Pai, através de Cristo, e na inspiração do Espírito Santo. Neste momento da missa, ao fazermos a nossa profissão de fé, demonstramos a nossa aceitação e adesão à Palavra de Deus a nós anunciada.

· Oração dos Fiéis: é a oração de todos por todos. Pois a Palavra de Deus deve atingir a todos. Os filhos presentes ao encontro, lembram ao Pai, todos os outros irmãos espalhados pelo mundo afora. Nesta oração, mostra-se a universalidade da Igreja. Onde quer que haja um cristão, é nosso irmão e nós pensamos nele.

Percebe-se que, nesta segunda parte da Missa: Deus fala conosco! Cristo vem ao nosso encontro, e comungamos da mesa da Palavra. Em cada Missa Deus tem algo a nos dizer.

¡Compartilhe!

0 cristãos:

 
confirmare Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger