Missa II

Continuando sobre os elementos da Missa anteriormente falei sobre os aspectos gerais agora vou (força de expressão já que se trata de material extraído de apostila:}) falar sobre os Ritos Iniciais:


1ª Parte) Ritos Iniciais:
· Procissão de Entrada : inicia-se o encontro dos filhos com o Pai. A procissão de entrada significa a nossa caminhada do dia-a-dia na vida de trabalho, lazeres, nossa vida na família... Isto lembrará a nossa caminhada seguindo a Cristo a “caminho da Casa do Pai”. Enquanto o sacerdote entra com os demais ministros, a assembléia é convidada a levantar-se, para dar início à Celebração com o canto da entrada. A finalidade deste canto é justamente dar início à celebração, criar o clima que vai promover a união orante da comunidade e introduzir no mistério do Tempo Litúrgico que celebramos.

· Saudação : depois de beijar o altar o sacerdote se dirige à Assembléia e depois de feito o sinal da cruz, ele saúda as pessoas que estão presentes, num cumprimento cordial, sempre realçando a idéia do Encontro do Amor entre Deus e os homens. Pelas palavras desta saudação percebemos a certeza de que o encontro se realiza no amor que reúne Deus Pai com seus filhos, convocados por Jesus Cristo.

· Ato Penitencia l: o sacerdote nos convida para reconhecermos as nossas culpas para que a Santa Missa seja dignamente celebrada. Depois de um instante de silêncio o sacerdote nos convida para nos arrependermos dos nossos pecados, rezando o ato penitencial. Após a absolvição, recebemos o perdão dos nossos pecados veniais (“leves”), dos quais se arrependemos. Estaremos em paz para prosseguirmos a Santa Missa.

· Hino de Louvor : O “Glória” é um hino antiqüíssimo e venerável, pelo qual a Igreja glorifica, louva e agradece a Deus. Rezado ou cantado, deve ser uma manifestação visível de alegria por parte de toda a comunidade, pois, é momento de agradecemos a Deus pelo perdão que nos foi concedido, e também por tudo aquilo que somos e temos.

· Oração (ou Coleta) : é momento de apresentarmos ao Pai nossos desejos e fazermos nossos pedidos pessoais. Após uns instantes de silêncio, o sacerdote faz uma oração em nome da Igreja reunida, pela vida da comunidade, pedindo a Deus por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo.
Percebe-se que, nesta primeira parte da Missa: Nós falamos com Deus!

Sempre lembrando que trata-se de material da Pastoral da Crisma Paróquia Imaculada Conceição da Vila Rezende.

¡Compartilhe!

0 cristãos:

 
confirmare Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger