Lobos

Refletindo com você
Pe José Maria da Silva Ribeiro

Um Mestre diferente! Jesus não se apegou a letra da lei. Sua atenção esteve, antes, focada no espírito da Lei, correspondente ao que o Pai deseja de todo ser humano. Por isso, teve a ousadia de reinterpretá-la, com o intuito de perceber o pensamento divino escondido em cada pensamento divino escondido em cada mandamento. A afirmação “Eu, porém, vos digo” jamais havia saído da boca de nenhum mestre.
Vamos refletir sobre esta mensagem:

“Um velho avô disse ao neto, que veio a ele com raiva de um amigo: ‘deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio daqueles que me fizeram tanto mal, sem qualquer arrependimento das conseqüências de seus atos. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra esses sentimentos’. E o avô continuou: ‘É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende. Ele só lutará quando for certo fazer isso, de maneira correta. Mas o outro lobo, ah!, este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. É uma raiva inútil!, pois ela não irá mudar coisa alguma! Algumas vezes é difícil conviver com esses dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito’. O garoto fitou intensamente os olhos do avô e perguntou: ‘Qual deles vence. Vovô?’. O velho sorriu e respondeu baixinho: ‘aquele que eu alimento mais frequentemente dentro de mim!”.

Todos nascemos com a capacidade de sentir amor raiva, alegria, tristeza, ciúme e muitas outras coisas. Ninguém violento, embora a agressividade faça parte da natureza humana. Aprendemos a ser agressivos no relacionamento com as pessoas próximas. Mas podemos transformar essa agressividade num sentimento pacífico.

Ótimo texto do Pe José Maria. Qual lobo você alimenta?

¡Compartilhe!

0 cristãos:

 
confirmare Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger